segunda-feira, 5 de julho de 2010

Schindler's List

Porque a Segunda Guerra Mundial, é uma de minhas tantas paixões


A Lista de Schindler (Schindler's List, 1993) é um filme denso, complicado, mas que te traz tanto para dentro do filme, que parece se estar vivendo aquilo. Não lembro ao certo quando foi a primeira vez que assisti, mas lembro de ter sido algo que me marcou fortemente, anos mais tarde encontrando o DVD (também no balaio das Lojas Americanas) não me contive em trazer ele pra casa. 
Vencedor de 7 Oscars e baseado no livro de Thomas Keneally o filme mostra a vida real e a trajetória do industrial tcheco Oskar Schindler (Liam Neeson).
Ao comprar em 1939 uma fábrica de esmaltados quase falida na Polônia dominada pela Alemanha de Hitler, Schindler usou suas boas relações com altos funcionários nazistas, para recrutar trabalhadores entre prisioneiros judeus do gueto da Cracóvia, passando a fornecer produtos para o exército alemão. Quando os nazistas iniciam a “solução final” (execução em massa dos judeus), Schindler intercede junto ao comandante Amon Goeth (Ralph Fiennes), subornando outros oficiais e garantindo tratamento diferenciado para seus operários, salvando-os dos campos de extermínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário